O que é o joelho?
O joelho é uma articulação formada pelas extremidades ósseas da coxa (fêmur), da perna (tíbia e fíbula), e a patela (rótula).
Os ligamentos, tendões, meniscos e músculos são elementos que também participam na estrutura do joelho.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Qual é a função das estruturas do joelho?
As superfícies ósseas são cobertas por cartilagem (substância semelhante a uma gelatina endurecida) e ajudam no amortecimento.
O amortecimento é auxiliado pelos meniscos, que também têm a função de proporcionar uma melhor estabilidade ao joelho.
Os meniscos possuem uma consistência semelhante à cartilagem e se situam acima da cartilagem da perna ao nível do joelho.
Temos dois meniscos, o medial (do lado de dentro do joelho) e o lateral (do lado de fora do joelho).
Os ligamentos cruzados (anterior e posterior) e os ligamentos colaterais (medial e lateral) são estruturas semelhantes a cordões fibrosos que conectam o osso da coxa aos da perna, proporcionando estabilidade (firmeza) ao joelho.
Para dar movimento ao joelho existem vários músculos. Em especial, o músculo quadríceps (músculo anterior da coxa) se conecta a patela através do tendão quadricipital e a patela, por sua vez, se conecta a perna por meio do ligamento patelar para estender a perna.
O que é a osteoartrite (artrose) do joelho?
A osteoartrite é um desgaste da cartilagem que expõe o osso. A dor ao movimentar o joelho é causada principalmente pelo atrito no osso exposto (sem cobertura de cartilagem).
Este desgaste pode ser causado naturalmente ao longo dos anos ou por outras causas, como a artrite reumatóide e a gota.
Traumas podem afetar a estrutura do joelho e levar a um desgaste precoce desta articulação.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
É possível o tratamento conservador (sem cirurgia) da artrose do joelho?
O tratamento conservador do joelho deve ser individualizado para cada paciente, e envolve o uso de:
- Analgésicos e anti-inflamatórios,
- Medicações que retardam a piora do desgaste e tiram a dor [condroprotetores (sulfato de glicosamina e a diacereína), e a infiltração (viscossuplementação - ácido hialurônico)],
- Diminuição do peso ( se houver obesidade ou sobrepeso),
- Uso de andador ou bengala,
- Uso de palmilhas,
- Fisioterapia,
- Acupuntura.
Devo fortalecer os meus joelhos com artrose, ou devo parar com a minha atividade física?
Deve-se estimular o fortalecimento dos joelhos com artrose levando-se em consideração os limites de cada indivíduo, além de realizar alongamentos para a musculatura, que normalmente se encontra enrijecida e encurtada.
Devo usar a bolsa quente ou a gelada na artrose do joelho?
Os melhores estudos mostram que os dois são benéficos, porém os pacientes que usam a bolsa gelada têm uma tendência a necessitar de menos analgésicos.
A bolsa gelada além de ter efeito analgésico, diminui a instalação do processo inflamatório.
A bolsa quente também possui efeito analgésico, promove a drenagem do processo inflamatório e relaxa a musculatura que normalmente está enrijecida.
Como é o tratamento cirúrgico da artrose total do joelho?
No insucesso do tratamento sem cirurgia e quando a dor se torna de difícil controle atrapalhando a qualidade de vida do indivíduo, indica-se a prótese (artroplastia) total do joelho.
Nesta cirurgia, retira-se a parte óssea exposta com cartilagem desgastada. Em seguida, os ossos expostos são cobertos por uma nova capa metálica (de formato semelhante ao joelho original).
Entre as superfícies metálicas é posicionado um componente feito a partir de um plástico especial. Este procedimento tira o atrito existente entre os ossos expostos proporcionando efeito analgésico.
O paciente reinicia os movimentos no mesmo dia da cirurgia e começa a andar no segundo dia com o auxílio de um andador.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Clique e veja uma Imagem demonstrativa
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Como é o tratamento cirúrgico da artrose parcial do joelho em um paciente com idade mais avançada?
Em casos de pacientes com idade mais avançada, com desgaste localizado e sem grande desalinhamento no joelho, pode-se optar por cirurgias mais localizadas e de menor porte, através da prótese unicompartimental do joelho (patelofemoral ou tibiofemoral).
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Como é o tratamento cirúrgico da artrose parcial de um joelho desalinhado em um paciente com idade mais jovem?
O desalinhamento dos joelhos [joelhos para dentro (genu valgo) ou joelhos para fora (genu varo)] pode provocar a sobrecarga localizada em uma área com maior contato no joelho, assim como no pneu de carro desalinhado que desgasta mais na parte com maior contato.
No caso de pacientes mais jovens e/ou ativos deve-se realizar o alinhamento do joelho através da osteotomia. Tal alinhamento é mantido com uma placa e parafusos que podem ser retirados após a consolidação do corte ósseo.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
O que há de novo para melhorar a precisão na cirurgia do joelho?
Para ajudar na precisão do alinhamento da prótese e osteotomia é possível utilizar a navegação computadorizada.
Pessoas com idade avançada não devem realizar cirurgia para artrose do joelho?
Com os avanços da medicina, a expectativa de vida da população aumenta. E apesar das doenças osteoarticulares não levarem ao óbito, elas provocam dor incapacitante, afastando o indivíduo do seu convívio social e podem até causar depressão e ansiedade.
A maior necessidade da cirurgia devido ao desgaste do joelho é exatamente nesta faixa etária. Devemos, portanto, proporcionar uma cirurgia o mais segura possível através de uma avaliação pré-operatória incluindo exames de sangue, exame cardiológico e controle de outras doenças pré-existentes.
Existe cirurgia sem risco? O que fazer para proporcionar uma cirurgia mais segura?
Infelizmente não existe cirurgia sem risco, porém o cirurgião consciente, cuidadoso e atualizado conhece os riscos e os meios possíveis de minimizá-los através de uma avaliação pré-operatória. Os cuidados no pós-operatório envolvem antibióticos (para evitar a infecção) e medidas de prevenção da trombose (quando necessárias).
O que fazer para evitar a trombose venosa profunda após uma cirurgia para artrose do joelho?
Pacientes submetidos à prótese total do joelho devem realizar a prevenção da trombose (sangue coagulado nos vasos sanguíneos) através da marcha e movimentação precoce, uso de meias elásticas, uso de medicamentos para evitar a trombose, e o uso de um dispositivo pneumático de compressão intermitente.
O que é a osteocondrite?
A osteocondrite dissecante é uma doença caracterizada pelo destacamento da cartilagem e osso, podendo este fragmento se desprender dentro do joelho.
Esta lesão pode ocorrer com ou sem trauma e frequentemente acomete pacientes mais jovens. Se não houver desprendimento do fragmento, o tratamento conservador é indicado, diferentemente da situação de fragmento destacado.
Como podem ser tratadas as lesões iniciais e localizadas da cartilagem após trauma?
Nestas lesões pode se realizar a mosaicoplastia, ice-picking, transplante osteocondral e o transplante autólogo de condrócitos para proporcionar uma nova cartilagem o mais semelhante possível à cartilagem original.
O que é a condromalácia patelar?
Condromalácia é a lesão da cartilagem da patela, frequentemente causada por sobrecarga, mau alinhamento ou alterações da forma do joelho (síndrome femoropatelar) e por trauma.
Alguns casos podem ser idiopáticos (causa desconhecida). Inicialmente o tratamento é conservador, mas pode ser necessário tratamento cirúrgico, pois alguns casos podem evoluir para o desgaste acentuado da cartilagem ou com luxações (a patela se desloca da sua posição normal).
No futuro, quais são os possíveis tratamentos da lesão de cartilagem?
Os estudos mais promissores estão focados nas células-tronco, terapia gênica, fatores de crescimento e na nanotecnologia, entre outros. Novas tecnologias surgem todo ano, portanto, não deixe de consultar seu ortopedista
O que é a osteonecrose?
Osteonecrose é a necrose óssea, que pode levar ao colapso da superfície do joelho. Esta doença tem início súbito com dor intensa, sem trauma evidente.
A causa pode ser idiopática (desconhecida) ou por doenças como lúpus eritematoso sistêmico, alcoolismo, doença de gaucher, hemogloginopatias e o uso de corticóides.
Dependendo das características da lesão, o joelho pode ser beneficiado pelo tratamento cirúrgico.
O que é a artroscopia?
Artroscopia é um método que possibilita o tratamento através de uma mini-câmera e instrumentais cirúrgicos inseridos no joelho através de dois pequenos cortes com menos de 1 cm.
Estes instrumentos possuem grande alcance e permitem realizar várias operações para os ligamentos, cartilagem, menisco e sinóvia.
Estes pequenos cortes artroscópicos minimizam a dor pós-cirúrgica, facilitam o retorno para as atividades e diminuem o risco de infecção.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Como é o tratamento conservador da lesão do ligamento cruzado anterior do joelho?
É possível tentar o tratamento conservador através do constante fortalecimento da musculatura do joelho, porém frequentemente isso é insuficiente para reestabelecer a estabilidade ao joelho de forma satisfatória para a prática de esportes e atividades físicas, principalmente para mudar a direção do movimento.
Novos episódios de falseios no joelho podem lesar outras estruturas do joelho (por exemplo, outros ligamentos, meniscos e cartilagem), reforçando a indicação da reconstrução do ligamento em indivíduos ativos.
Como é o tratamento cirúrgico da lesão do ligamento cruzado anterior do joelho?
Para reconstruir o ligamento por artroscopia, normalmente utiliza-se parte do ligamento patelar, ou os tendões flexores dos músculos semitendíneo e grácil como enxerto.
O retorno ao trabalho costuma ocorrer na primeira ou segunda semana, enquanto que o retorno para o esporte competitivo entre o 6o e o 9º mês.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Artigo científico de autoria do Dr. Gilberto Nakama e do Grupo do Joelho-UNIFESP
Artigo científico de autoria do Dr. Gilberto Nakama e do Grupo do Joelho-UNIFESP
Artigo científico de autoria do Dr. Gilberto Nakama e do Grupo do Joelho-UNIFESP
Como é o tratamento da lesão de menisco?
A lesão de menisco degenerativa (por envelhecimento ou sobrecarga) normalmente é tratada com medidas não-cirúrgicas, enquanto que as lesões decorrentes de trauma são tratadas com cirurgia.
Na lesão traumática, uma parte do menisco pode se destacar e interpor dentro do joelho, provocando dor e travamento. Novos traumas no menisco lesado podem aumentar o traço de lesão tornando o menisco irrecuperável.
Dependendo das características da lesão, através da artroscopia, faz-se uma sutura (ponto ou "costura"), meniscectomia parcial (retirada somente da parte danificada e irrecuperável), e até mesmo o transplante meniscal.
Normalmente, o retorno ao trabalho ocorre dentro da primeira semana após a cirurgia.
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Clique e veja um vídeo demonstrativo
Como é realizado o tratamento das tendinites e bursites do joelho?
As tendinites (inflamação do tendão) mais comuns são a patelar, quadricipital, da pata de ganso e do trato iliotibial.
Inicialmente o tratamento é feito com fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios. Alguns casos podem necessitar de palmilhas, alterações do gesto esportivo e planejamento esportivo.
A terapia por onda de choques e o plasma rico em plaquetas (fator de crescimento plaquetário) são medidas terapêuticas não invasivas com resultados promissores e devem ser indicados com cautela, pois necessitam de uma comprovação científica mais contundente.
Eventualmente, alguns casos necessitam de tratamento cirúrgico para o alívio das dores.
O que é o plasma rico em plaquetas (PRP, fator de crescimento plaquetário), e quais são seus possíveis benefícios?
O PRP é obtido através do preparo do sangue do próprio paciente, a fim de conseguir uma alta concentração de fatores de crescimento para melhorar a cicatrização muscular e tendinosa e para diminuir a dor e sangramento pós-operatório.
Esta técnica é utilizada há muitos anos na Europa.
O que é o Cisto de Baker?
Qualquer desarranjo interno pode provocar uma inflamação com aumento do líquido interno distendendo a articulação formando o Cisto de Baker (análogo a uma bexiga).
Portanto, o tratamento deve ser direcionado à causa do desarranjo interno.
O que é a plica sinovial?
A plica sinovial é uma estrutura remanescente do desenvolvimento que se assemelha a uma membrana espessada que causa dor ao se interpor no joelho.
Quando ela causa a dor no joelho, deve ser retirada por artroscopia.
O que é Osgood-Schlatter?
Esta doença é caracterizada por dor e inchaço no local da inserção óssea do ligamento patelar do joelho.
É mais frequente em meninos com faixa etária dos 8 aos 12 anos. Uma das teorias é de que a doença é causada por uma diminuição temporária da irrigação sanguínea.
Costuma evoluir muito bem com o tratamento conservador, mas eventualmente pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
Como são tratadas as fraturas do joelho?
Dependendo das características, as fraturas dos ossos do joelho (fêmur, tíbia e patela) podem ser tratadas com ou sem cirurgia para aproximar e fixar os fragmentos ósseos.
Atualmente, existem placas e parafusos que permitem cortes mínimos e alta resistência da fixação, mesmo para ossos com osteoporose.
É importante lembrar que em algumas fraturas pode ocorrer a lesão simultânea de ligamentos, cartilagem e meniscos.
Não se deve esperar para procurar o atendimento médico, principalmente nos casos de fratura exposta (quando há comunicação entre a fratura e a pele e ocorre a contaminação por microorganismos) e síndrome compartimental (inchaço das partes moles que prejudica a circulação sanguínea e causa dor intensa)